Partes da fachada da boate Kiss estão sendo demolidas manualmente nesta quarta-feira

Partes da fachada da boate Kiss estão sendo demolidas manualmente nesta quarta-feira

Fotos: Beto Albert (Diário)

Janelas começaram a ser retiradas na manhã desta quarta.

A fachada do prédio da Boate Kiss começou a ser demolida nesta quarta-feira (24). O trabalho busca retirar manualmente os componentes como as janelas e a estrutura de madeira. Finalizada esta etapa, as máquinas darão início ao trabalho de demolição das paredes que ainda faltam ser retiradas. O prédio na Rua dos Andradas, em Santa Maria, será removido totalmente para dar lugar ao Memorial da Kiss. 

Conforme o proprietário da Infa e engenheiro responsável pela obra, Paulo Kull, a estimativa é que a remoção completa das paredes se inicie na quinta-feira (25) e se estenda por pelo menos oito dias.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Entrada da boate, em que foram retirados alguns dos espelhos do local. O material se juntará ao conjunto de itens que foram escolhidos para integrar uma coleção para a memória do local.

Remoção

O telhado já foi totalmente removido e também não há mais quase nenhum móvel ou equipamento no interior do prédio.

A parte à esquerda do terreno, ambiente em que ficava o palco principal, é a que receberá intervenção de máquinas nessa próxima fase. A equipe de trabalho ainda avalia a remoção das paredes que separam o prédio do imóvel vizinho. O proprietário da construtora e engenheiro responsável pela obra diz que a preocupação é que o prédio da boate e o vizinho compartilhem das mesmas vigas que sustentam as estruturas, o que exigiria maior atenção nesse próximo passo.

Parte que ainda falta ser demolida. A parede à esquerda exige atenção.

Leia mais 

Memorial 
Quando a demolição do prédio for finalizada, será iniciada a construção das estruturas que compõem o Memorial. A entrega está prevista para ocorrer em oito meses, ou seja, março de 2025 (confira o cronograma no quadro abaixo).

O ambiente à esquerda que será demolido tinha o palco principal.

O incêndio

O incêndio no prédio da boate, em 27 de janeiro de 2013, deixou 242 pessoas mortas e mais de 600 feridas. Essa foi a maior tragédia da história gaúcha e uma das maiores do país. 


Cronograma 

  • Julho: As primeiras etapas da obra incluíram a retirada e categorização dos objetos do acervo e a classificação dos materiais da boate como madeira, alumínio, gesso e espuma. Agora, estão removendo completamente a estrutura da boate. 
  • De Julho a Março de 2025: Construção Civil. Nessa etapa, serão realizadas ações como a estrutura frontal, composta por tijolos à vista, colocação do piso granito e a composição em vidro de partes do Memorial previstas no projeto. Além disso, será feito o madeiramento que vai sustentar a cobertura com madeiras comprimidas e sustentadas por 242 pilares.
  • Outubro a Fevereiro de 2025: Instalação de ar condicionado no Memorial.
  • De Novembro a Fevereiro de 2025: Em paralelo com a finalização da construção civil, será iniciada a etapa de paisagismo. Conforme Paulo Kull, engenheiro responsável, essa fase também inclui a procura por espécies nativas da região, que estão previstas em projeto. Para isso, serão feitas parcerias com universidades de Santa Maria.
  • Março de 2025: Limpeza da Obra e entrega do Memorial.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trecho da Alameda Buenos Aires, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, está bloqueado para obras no asfalto Anterior

Trecho da Alameda Buenos Aires, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, está bloqueado para obras no asfalto

Quarta terá máxima de 28°C e tarde ensolarada; frente fria ingressa no Estado no final de semana Próximo

Quarta terá máxima de 28°C e tarde ensolarada; frente fria ingressa no Estado no final de semana

Geral